Apesar da existência dos MESCs – Métodos Extrajudicias de Solução de Controvérsias, representados principalmente pelos institutos da Mediação, da Conciliação e da Arbitragem, segundo relatórios do CNJ – Conselho Nacional de Justiça, tanto no Brasil, como em Santa Catarina, ainda é grande o número de usuários que demandam o Judiciário para solucionar os seus conflitos.
A busca por soluções judiciais e adversariais faz parte de uma cultura ainda existente em nossa sociedade, a qual necessita urgentemente ser alterada, pois grande parte dos conflitos podem ser resolvidos de forma célere, efetiva e adequada, sem a necessidade de judicialização, por meio do uso dos procedimentos e técnicas cooperativas e colaborativas que contribuam para a aproximação e diálogo entre as partes envolvidas, tais como a Conciliação, a Mediação e a Arbitragem.
A Fecema – Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem, em parceria com entidades de classe representativas do ramo de lojistas, comércio, indústria e de serviços, com o intuito de disseminar cada vez mais a cultura dos MESCs – Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias, promoveu no período 15 a 20 de abril de 2013 (segunda-feira a sábado), o MECA – I MUTIRÃO EXTRAJUDICIAL DE CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM – GRANDE FLORIANÓPOLIS, realizado nas dependências da CAMAF/SESCON, em Florianópolis.
Na oportunidade foram atendidos empresários e pessoas físicas que possuiam conflitos e que desejavam tentar uma solução rápida e eficiente, podendo ser inscritos problemas referentes a contratos, rescisão contratual, inadimplência, dentre outros conflitos.
Comissão Organizadora
Fernanda Daux da Cunha – Coordenadora do Mutirão
Alexandre Flores – Coordenador Adjunto do Mutirão
João da Silva Mattos – Presidente da Fecema
Julio Cezar Heinzen – Presidente da Camaf
Eduardo Sergio Nader Gomes – Diretor de Comunicação da Fecema