Apresentação

O SECMASC – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina, já se consolidou como um dos mais eficientes veículos de disseminação dos Mesc’s – Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos. O evento, uma iniciativa da FECEMA – Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem, conta com Promoção conjunta do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, e prima por, a cada edição, trazer os melhores nomes da área para promover a troca de conhecimento e fortalecimento da prática.

Nos dias 18 e 19 de setembro de 2014 na cidade de Florianópolis/SC, profissionais das mais variadas áreas de atuação terão a oportunidade de aprofundar cada vez mais seus conhecimentos em relação à aplicação das formas alternativas de resolução de conflitos.

Público: Profissionais das áreas de contabilidade, juízes, promotores, árbitros, mediadores, conciliadores, advogados, engenheiros, empresários, economistas, corretores, psicólogos, médicos, administradores, professores, estudantes e demais interessados no conteúdo programático do evento.

Expectativa: 300 pessoas (vagas limitadas).

Objetivos:
Proporcionar aos presentes o aprimoramento de seus conhecimentos sobre as formas alternativas de resolução de conflitos;

Oportunizar a integração e a troca de experiências das instituições especializadas, dos interessados e pessoas que exercitam as formas alternativas de resolução de conflitos;

Contribuir para a divulgação da cultura da Negociação, da Conciliação, da Mediação e da Arbitragem como formas eficientes de pacificação de conflitos.

Entidades Promotoras:

FECEMA – Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem

CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Comissão Organizadora:

Fernanda Daux – Diretora de Comunicação e Marketing da CAMAF

Giordani Flenik – Coordenadora do SECMASC

João da Silva Mattos – Presidente da FECEMA

Roberto Adam – Diretor de Comunicação da FECEMA

Roberto Faustino da Silva – Presidente do CCRC

Vilmar Hoepers – Vice-Presidente da FECEMA

Organização:

Garra Marketing & Eventos

Programação

13:00 – Credenciamento

13:50 – Abertura

14:00 – Painel: CISG (Convenção de Viena Contratos de Compra e Venda de Mercadorias), Arbitragem Internacional e Marítima

Presidente de Mesa: Almir Josi Pilon, professor, coordenador do curso de direito da Faculdade Estácio de Sá (São José/SC)

Painelistas:

Osvaldo Agripino de Castro Junior (Itajaí/ Rio de Janeiro)
Advogado graduado pela UERJ (1992), inscrito na OAB/SC (www.adsadvogados.adv.br) e RJ (www.jharoldoagripino.com.br) e Professor do Mestrado e Doutorado em Ciência Jurídica/Univali (www.univali.br/ppcj) e convidado do IMLI/IMO/ONU, Malta, do Mestrado em Engenharia de Transportes da UFSC e da FGV-Direito-Rio. Mais…

Cesar Augusto Guimarães Pereira (São Paulo / Curitiba)
É graduado em Direito pela UFPR (1992), Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (1998) e Doutor em Direito Administrativo pela PUC/SP (2005). Foi visiting scholar na área de Arbitragem Internacional da Columbia University, sob a supervisão do Professor George Bermann (2013-2014). Publicou “Elisão Tributária e Função Administrativa” (Dialética, 2001) e “Usuários de Serviços Públicos” (Saraiva, 2ª ed., 2008), além de diversos estudos e artigos nas áreas de Direito Público, Direito Comercial e Arbitragem. Coordenou e foi um dos autores das obras coletivas “Arbitragem e Poder Público” (Saraiva, 2010), “Regime Diferenciado de Contratações – RDC” (Fórum, 2ª ed., 2013) e “Infrastructure Law of Brazil” (Fórum, 3ª ed., 2012). Mais…

15:00 – Palestra: Aprendendo sobre Práticas Colaborativas

Presidente de Mesa: Alcebir Dal Pizzol, chefe da secretaria do conselho gestor dos sistemas de juizados especiais e programas alternativos de solução de conflitos do TJSC

Palestrante:

Olivia Fürst (Rio de Janeiro)
É Advogada Colaborativa e Mediadora profissional capacitada pelo MEDIARE – Diálogos e Processos Decisórios. Autora da prática vencedora do Prêmio Innovare 2013 na Categoria Advocacia com o texto “Práticas Colaborativas no Direito de Família”, Olivia é co-fundadora e Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC (www.praticascolaborativas.com.br), coordena o setor de Práticas Colaborativas do MEDIARE e é Associada a International Academy of Collaborative Professionals (IACP). Mais…

16:00 – Intervalo

16:20 – Mesa Redonda: O Uso dos MESCs – Métodos Extrajudiciais de Solução de Conflitos e sua difusão pelos Conselhos Profissionais

Coordenadores de Mesa:

Eduardo Sérgio Nader Gomes, professor e Presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SC.

Luiz Ricardo Espíndola, Conselheiro do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do IES/FASC, Professor universitário, Técnico em Contabilidade, Especialista em Direito e Planejamento Tributário, Mestre em Administração.

Painelistas:

Francisco Maia Neto (Belo Horizonte)
Secretário da Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB e do Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação e Arbitragem das Seccionais da OAB e de Entidades Nacionais. Integrante da Comissão de Juristas do Senado para elaboração da Lei de Mediação e reforma da Lei de Arbitragem. Integrante da Comissão de Especialistas para discutir o Marco Legal da Mediação e Conciliação no Brasil, do Ministério da Justiça, representando o Conselho Federal da OAB. Professor da disciplina “Mecanismos Extrajudiciais de Solução de Conflitos” no MBA Gestão de Negócios Imobiliários da Fundação Dom Cabral. Mais…

Roberto Pasqualin (São Paulo)
Presidente do CONIMA – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem
É sócio sênior do escritório PLKC ADVOGADOS em São Paulo. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, especializou-se em Direito Tributário por essa Faculdade e em Direito Internacional pela “Academy of American and International Law”, em Dallas, Texas. Mais…

Gilberto Zereu (Porto Alegre)
Administrador da Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul
Administrador de Empresas PUC-RS 1972; Fundador e diretor da Empreze Construções e Incorporações Ltda., atuando na construção civil desde 1978; Capacitado pelo convênio BID/SEBRAE/CBMAE/CFA para atuar como mediador, conciliador e árbitro em instituições brasileiras; Multiplicador dos MESCs; Fundador (2004), ex-presidente e atual conselheiro do Conselho Gestor da Câmara de Mediação e Arbitragem do Cons. Reg. de Administração do RS (CMA-CRA-RS); Membro Comitê Técnico em Mediação e Arbitragem do CFA; ex Superintendente para o Rio Grande do Sul do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA); Mais…

17:30 – Palestra: Ensino da Arbitragem, Mediação e Conciliação no Brasil

Presidente de Mesa: José Everton da Silva, professor, coordenador do curso de direito da Univali em Itajaí.

Palestrante:

Asdrubal Junior (Brasília)
É Apresentador do programa “MOMENTO ARBITRAGEM com Asdrubal Júnior” no portal www.momentoarbitragem.com.br
É Arbitro e Diretor Técnico da CBMAE-ACDF, Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial da Associação Comercial do Distrito Federal.
Advogado, graduado em direito pelo UNICEUB, pós-graduado em direito público pelo ICAT da UNIDF (Centro Universitário do Distrito Federal), no grau de especialista docente.
Mestre em Direito Privado pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Doutorando pela Universidad del Museo Social Argentino. É advogado militante desde 1996. Mais…

18:30 – Intervalo

19:00 – Solenidade de Abertura do Seminário

19:15 – Lançamento da RCSC – Revista Catarinense de Solução de Conflitos (Edição 2014)

19:20 – Entrega de Homenagens Especiais

19:30 – Palestra Magna: Métodos de Solução e Pacificação de Conflitos no Século XXI: A Transdisciplinaridade Necessária

Presidente de Mesa: Desembargador Jaime Ramos, coordenador do conselho estadual do sistemas de juizados especiais e programas alternativos de solução de conflitos do TJSC

Palestrante:

Desembargador Roberto Portugal Bacellar (Curitiba)
Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, desde 26 de agosto de 2013. É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC-PR (1988), e Mestre em Direito Econômico Social pela PUC-PR (2001). Tem especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Paranaense – UNIPAR (1997) e especialização em MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2004).

08:30 – Palestra: Marco Legal da Mediação no Brasil

Presidente de Mesa: Virgínia Rosa Alves d’Avila, mediadora de conflitos, graduada em direito

Palestrante:

Fernanda Levy (São Paulo)
Fernanda Levy é mediadora privada, sócia-fundadora do Instituto D´accord de Mediação e Consultoria em gestão de conflitos. Possui formação em mediação pela “Maestría en Mediación y Negociación” do Institut Universitaire Kurt Bösch (Buenos Aires – Suíça) e é mediadora civil e comercial certificada por ADR Group (Londres). Mais…

09:30 – Palestra: Arbitragem e o Poder Público

Presidente de Mesa: Roberto Massoti, advogado, assessor jurídico do SINDMÓVEIS/SC – Sindicato dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina

Palestrante:

Gustavo Justino de Oliveira (São Paulo)
Professor de Direito Administrativo na USP. Pós-Doutor em Arbitragem Internacional pelo Max Planck Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Hamburg-Alemanha, 2013). Especialista em Global Arbitration Law and Practice: national and transborder perspectives pela Queen Mary University of London (2013). Certificado em Negociação pela Harvard Law School (2013). Pós-Doutor em Direito Administrativo pela Universidade de Coimbra (2008). Professor Visitante de Direito Administrativo na Universidade de Lisboa. Mais…

10:30 – Intervalo

11:00 – Painel: Atuação de Escritórios de Advocacia, Contabilidade, áreas Jurídicas das Empresas e o Diálogo com Câmaras de Conciliação, Mediação e Arbitragem

Coordenadores de Mesa:

Anderson Ramos Augusto, advogado, assessor jurídico da CDL Florianópolis

Marcello Alexandre Seemann, contador, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Painelistas:

Fabrício Bertini Pasquot Polido (Belo Horizonte)
Professor Adjunto de Direito Internacional da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG. Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de Graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e Eberhard-Karls-Universität Tübingen, Alemanha. Mais…

Iliane Maria Coura (Curitiba)
Advogada titular da COURA Advocacia em Curitiba, com atuação em diversas áreas do direito empresarial e do direito condominial. Professora de Direito. Mestra em Direção e Gestão Pública Local pela Universidade Carlos III de Madrid. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Especialista em Gestão Pública Municipal pela UIM – Unión Iberoamericana de Municipalistas. Bacharel em Direito e Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR. Membro da UIM – Unión Iberoamericana de Municipalistas em Granada-Espanha (www.uimunicipalistas.org). Participante da Câmara de Comércio Brasil Portugal Paraná www.brasilportugal.org.br/pr/. Mais…

12:00 – Intervalo

14:00 – Palestra: Perícia e Produção de Provas em Arbitragem

Presidente de Mesa: Darley Antônio Grando, contador, diretor Administrativo Adjunto do Sescon Grande Florianópolis

Palestrante:

Wilson Alberto Zappa Hoog (Curitiba)
Bacharel em Ciências Contábeis; Árbitro; Membro ACIN – Associação Científica Internacional Neopatrimonialista; Mestre em Ciência Jurídica; Perito-Contador; Auditor; Consultor Empresarial; Palestrante; Especialista em Avaliação de Sociedades Empresárias; Sócio fundador e administrador da Zappa Hoog Perícia; Escritor e pesquisador de matéria contábil; Professor doutrinador de perícia contábil, direito contábil e de empresas em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino; Mentor intelectual do método Zappa de Avaliação da Carteira de Clientes e do Método Holístico de Avaliação do Fundo de Comércio e do Método de Amortização a Juros Simples – MAJS e da Teoria Pura da Contabilidade. Mais…

15:00 – Palestra: Inserção e Eficácia da Cláusula Compromissória em Contratos Públicos, Privados, Consumo, Societário e Convenções de Condomínios

Presidente de Mesa: Adilson Cordeiro, contador, diretor do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Palestrante:

José Celso Martins (São Paulo)
Advogado, mestre em Direito Político e Econômico e especialista em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie. Professor da Universidade Metodista de São Paulo, contador, pedagogo. Fundador e presidente do TASP – Tribunal Arbitral de São Paulo. Autor do livro “Arbitragem, Mediação e Conflitos Coletivos do Trabalho”. Mais…

16:00 – Intervalo

16:30 – Painel: Meios Alternativos à Resolução de Conflitos: Experiência em Portugal e no Brasil da Arbitragem nas áreas Administrativa e Tributária

Presidente de Mesa: Ubaldo Cesar Balthazar, professor, vice-diretor do CCJ – Centro de Ciências Jurídicas da UFSC

Painelistas:

João Ricardo Catarino (Lisboa – Portugal)
Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (1985), Pós graduado em Estudos Europeus, Mestre em Ciência Política (1999) e Doutorado (2008) e Agregado em finanças públicas (2010) pela Universidade de Lisboa – ISCSP, onde exerce funções de professor e coordenador científico das cadeiras de Finanças Públicas no I Ciclo de estudos e de Fiscalidade e Políticas Financeiras e Gestão Orçamental nos cursos de mestrado. Mais…

Jozélia Nogueira (Curitiba – Brasil)
PROCURADORA DO ESTADO DO PARANÁ. Mestre em Direito Tributário pela UFPR. Especialista pela PUC-PR. Professora de pós graduação lato sensu. Advogada e Consultora. Ex-Procuradora Geral do Estado do Paraná e ex-Secretária de Fazenda do Estado do Paraná. Mais…

18:00 – Encerramento do Seminário e Entrega dos Certificados

Durante o evento haverá lançamento/exposição de livros sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação